domingo, 11 de dezembro de 2011

Adote

Quantos animais abandonados nas ruas você encontra diariamente? Diversos.
   
   Sabe o que acontecerá se você se decidir por adotar um deles? Terá um animal dedicado, eternamente grato, carinhoso e feliz por ter conseguido um dono. Quer mais? Tem sim! Ele já vem testado pela maior "concessionária animal" do mundo: a natureza. Resistiu ao frio, as chuvas, as doenças existentes nas ruas, comeu lixo, foi enxotado e maltratado. E sobreviveu!




   
  Precisa apenas de uma chance, de uma oportunidade para mostrar seus talentos. E você pode ser o patrocinador desse sucesso! Pense nisso! Dê uma chance para um animal abandonado. Abra seu coração. Não precisa de muita coisa não! Basta boa vontade e uma consulta veterinária. E depois prepare-se para receber os elogios dos amigos, o agradecimento da comunidade e a eterna gratidão da natureza projetada num animal.

 Fonte: http://www.vira-lata.org/

 

 

Adoção consciente


Os cães e gatos foram trazidos para a sociedade e transformados em animais dependentes dos cuidados dos seres humanos por nós mesmos e, hoje, não queremos assumir a responsabilidade de cuidar desses seres indefesos.

Não são apenas os vira-latas as vítimas de abandono e os alvos dos maus tratos e da “carrocinha”. A venda sem controle e a compra de animais por impulso, têm colaborado para que milhares de animais de raça sejam jogados nas ruas ou sacrificados pelos CVAs e CCZs, que ainda utilizam a prática do extermínio de animais errantes mesmo em condições saudáveis.

Portanto, antes de adotar um animal precisamos nos lembrar que ele viverá muitos anos (14 em média o cão e 15 o gato), que ele precisará de cuidados veterinários, além de água, comida, carinho e atenção. Precisamos verificar se todos da casa estão de acordo com a adoção e que irão tratar bem o novo integrante da família.

Os animais não podem pagar com a vida o preço da incoerência humana. É nosso dever zelar pelo seu bem!



Adoção de filhotes:
Os filhotes são lindos, encantam aos olhos de qualquer pessoa, que acabam se apaixonando. Porém, são crianças, precisam ser educadas pelos humanos, que devem ter paciência nessa árdua tarefa.

Não é fácil ensinar o local certo para fazer suas necessidades fisiológicas (urina e fezes), e às vezes eles adoram comer aquilo que ao podem como chinelos, paninhos, entre outros. A colocação de produtos com odores que determinam o local certo das necessidades (no jornal para cães e na areia higiênica para os gatos) e de ações que façam barulho (como bater com um rolinho de jornal no chão ou chacoalhar uma latinha com pregos dentro) no momento em que estiverem fazendo algo errado pode funcionar muito bem.

Nunca, jamais agrida o animal! Afinal ele sente dor como você, e ao tentar se defender pode lhe ferir com mordidas. Lembre-se, você é o racional da história.

Outro problema é na hora de dormir. Como foram separados da sua mãe e de seus irmãozinhos, leva um tempo até se adaptarem a essa ausência. Por isto, colocar algo que faça barulho (como um relógio tic-tac) e algo que o aqueça (como uma garrafa pet com água quente) são estratégias que podem funcionar para acalmá-los durante o sono.

Muitas pessoas também têm dúvidas em relação ao tamanho que o animal ficará quando crescer. Com relação aos vira-latas, por mais que se conheça o tamanho dos pais pode-se fazer uma previsão do tamanho, mas nunca podemos garantir. Quando o animal for morar em apartamento, o mais importante não é o seu tamanho, mas no caso dos cães é o seu temperamento, lembrando que se deve sair com o animal ao menos uma vez ao dia e caso ele faça suas necessidades na rua, não se esqueça de levar um recipiente para limpar sua sujeira. No caso dos gatos, é importante que telas sejam colocadas nas janelas para evitar acidentes que causem sérios ferimentos ou levem o animal a óbito.

Lembre-se, essa fase vai passar, e temos certeza que ele lhe trará muito mais alegrias do que descontentamentos.



Adoção de adultos:

Adotar um animal adulto é uma operação mais fácil do que muitos imaginam. As pessoas demonstram clara preferência pelos filhotes, e acreditam que os adultos terão problemas de adaptação. Mas, adotar um cão ou gato adulto tem grandes vantagens, pois ele passará apenas por um período curto de adaptação à nova casa.

Certamente esses animais vêm de um abrigo ou das ruas, são carentes e tem muita gratidão pelas pessoas que o recebem em seus lares. Demonstrarão isto claramente tornando-se, em muito pouco tempo, um companheiro fiel, obediente e muito carinhoso. Basta oferecer confiança, lhe tratando com arinho, dando atenção, água e uma boa comida.

A primeira vantagem nesse caso é que eles já passaram pela fase de criança, e em geral não choram quando ficam sozinhos (durante a noite, por exemplo), aprendem facilmente o local correto para suas necessidades fisiológicas e se tornam grandes guardiões, capazes de defender com a própria vida o seu novo lar e as pessoas que o acolheram.

Ao contrário do que muitos acreditam o animal adulto, quando adotado, aceita muito facilmente a mudança em sua vida (que sempre será para melhor), torna-se um animal muito alegre que, certamente, será o maior amigo do seu benfeitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário