Curiosidades Felinas e outras

Curiosidades Felinas:


· Homens e gatos possuem a mesma região do cérebro responsável pelas emoções.

· O cérebro do gato é mais similar ao do homem do que ao do cão.

. A expectativa de vida de um gato de rua (sem dono) é de cerca de 3 anos. Um gato com dono e dentro de casa, pode chegar a 16 anos. Uma fêmea chamada "Ma", viveu por 34 anos, sendo o gato que viveu mais tempo, que se tenha registro, até hoje. Para calcular a idade do seu gato, considere que o primeiro ano de vida equivale à 15 anos humanos. Adicione 4 (anos) a cada ano a mais de vida que ele tiver.

. Gatos respondem mais facilmente a nomes terminados com som "i".

. O gato treme quando sente muita dor.
· O ronronar nem sempre é por alegria e prazer. Alguns gatos ronronam alto quando estão muito assustados ou com dor.
. Os gatos são muito limpos e passam cerca de 30% de sua vida se limpando.

Existem diversas razões para ter pelo menos um gatinho em casa. Veja algumas das muitas vantagens de ter um companheiro de patas de veludo em casa:
os gatos são de fácil tratamento;
não é necessário ir passea-los á rua;
são muito limpos;
não fazem barulho;
podem viver em apartamentos, mesmo que sejam pequenos;
gostam da nossa companhia, mas podem ficar sozinhos enquanto estamos fora sem remorsos;
as únicas despesas são as vacinas, a alimentação, a areia e porventura veterinário em caso de acidente ou doença;
é quentinho, gosta de brincar e é muito meigo;
é fiel;
São muito fofos!!!

Razões para você castrar seu gato e gata.

A razão mais importante é simplesmente que há muitas crias indesejadas de gatinhos. Milhões de gatos são sacrificados por ano. Infelizmente, não são suficientes as famílias que procuram adotarem gatos e dar a estes animais um bom lar.

1.Um único gato fêmea pode produzir três ninhadas por ano, com uma média de quatro a seis filhotes por cria.

2. Gatos não desejados que não sejam sacrificados ou adotados muitas vezes são abandonados e tornam-se selvagens. Estima-se que a população de gatos selvagens é tão grande quanto o atual número de gatos que têm casas.

3. Gatos fêmeas entram no cio várias vezes por ano. Castrando seu gato, você pode impedir vários comportamentos indesejados . Gatos machos que não tenham sido castrados também são mais difíceis de cuidar, muitas vezes sentem a necessidade de marcar seu território e saem vagando por aí atrás de uma fêmea que está no cio. Às vezes, quando os gatos machos saem por aí atrás de fêmeas no cio, eles se perdem e não conseguem voltar para casa.

4. É melhor para a saúde do seu gato ser castrado. Por exemplo, as fêmeas que são castradas antes do primeiro cio terá uma chance reduzida de câncer mamário, e será incapaz de desenvolver piometra, que é uma condição séria uterina que pode causar a morte. Além disso, uma gravidez indesejada em um gato já doente ou envelhecimento pode ser fatal. Gatos machos que tenham sido castrados têm menos chance de serem feridos em brigas por fêmeas ou de desenvolver problema de próstata

5. Gatos castrados costumam ser mais amigável com os seus "donos" do que normalmente seria.


O GATO NÃO FAZ CONCESSÃO.
E DEDICA A TODOS OS HUMANOS PEÇONHENTOS O MAIS SOLENE DESPREZO.
MAS TAMBÉM INTUEM O CAMINHO MAIS CURTO ATÉ OS LÍMPIDOS DE ESPÍRITO.
NÃO É À TOA, PORTANTO, QUE OS GATOS CAUSEM TANTA AVERSÃO AOS PREPOTENTES.


O GATO É RADICAL. NÃO SUCUMBE A MEIAS VERDADES.
NENHUM GATO É POR ACASO. AFETOS E DESAFETOS TB NÃO.
PORTANTO, CASO ALGUM GATO TE ADOTE COMO GENTE-DE-ESTIMAÇÃO -- ESTA REDENTORA DEFERÊNCIA -- ELE ESTARÁ CELEBRANDO A TUA LUZ!



PARE DE COMPARAR - GATO NÃO É CÃO!!! 
 
Especialista esclarece os sinais que demonstram a afetuosidade dos gatos, pois eles são tão carinhosos quanto os cães

Muitas pessoas ainda insistem, de forma equivocada, em comparar o de gatos e cães. Nessa “disputa” desleal, os felinos muitas vezes “perdem” e acabam sendo apontados como individualistas, traiçoeiros e insensíveis.

Essa visão distorcida é resultado da interpretação errada dos sinais e das demonstrações de afetuosidade dos gatos, conforme esclarece a Dra. dra elaine pessuto petrede Pare de comparar: Gato não é Cão
Elaine Pessuto, médica veterinária e diretora do CETAC – Centro de Ensino e Treinamento em Anatomia e Cirurgia Veterinária. “Infelizmente quem nunca teve gatos tem esse hábito, ao comparar a pessoa acaba caindo no erro de achar que gatos são insensíveis ou até mesmo traiçoeiros, pois não conseguem perceber as demonstrações de incômodo ou mesmo de felicidade desses animais”, salienta a médica.

Todas as pessoas, mesmo as que não convivem com cães, sabem identificar quando os cães estão felizes: eles abanam o rabo. Mas como sabemos quando os gatos estão felizes? Esse desconhecimento faz com que os felinos sejam incompreendidos.
“Os gatos expressam satisfação através de um barulho semelhante a um ronco leve, esse movimento chega até a vibrar sua garganta e tórax, levando as pessoas leigas a acreditarem que ele possa estar doente, com asma ou pneumonia. Esse movimento é chamado ronronar”, esclarece a Dra. Elaine.

Ainda de acordo com a , outra forma do felino demonstrar sua felicidade com alguma coisa ou pessoa é se esfregar ou mesmo “amassar pão”, movimento constante feito com as patinhas. “Eles fazem isso, pois possuem glândulas na região da boca e da mão; essas glândulas deixam uma secreção nos objetos e nas pessoas que eles gostam, um sinal de dizer que ‘isso’ é adorado por eles e conseqüentemente deles”, explica.

Outra peculiaridade é a forma como sinalizam sua insatisfação com determinada situação. “Ele pode demonstrar insatisfação movimentando suas orelhas para trás, elas são verdadeiros termômetros de humor, quanto mais para trás maior é a insatisfação. Outra forma de mostrar chateação é através da cauda, com um movimento ritmado como se ele orquestrasse, e a velocidade desse movimento pode ficar cada vez rápida se o que o incomoda persistir”, destaca.

Segundo a médica veterinária os gatos são extremamente participativos e comunicativos, além de serem sociáveis com pessoas e outros animais.

Assim como os cães, eles também precisam de e . “Tudo depende de como eles são criados. Devemos manter o vínculo de e . Nada de deixar os gatos saírem e não alimentá-los; pires de leite de vez em quando não é dieta balanceada para gatos, fora a necessidade de castração e de manter o animal sem sair. Carinho e alimento irão manter qualquer animal bem feliz junto ao seu dono”, orienta Dra. Elaine Pessuto.

Embora carinhosos, os gatos são animais que conseguem manter uma certa independência, o que a maioria dos cães não consegue. Os gatos, quando ligados emocionalmente, encaram seus proprietários como ‘pais’.

E para aquelas pessoas, que por desconhecimento, ainda insistem em dizer que os gatos não gostam de carinho, a médica veterinária reforça: “O gato adora carinho e também sabe dar carinho, a maneira como eles fazem é que é diferente. Quando eles esfregam o focinho e o rosto nas pessoas eles estão esfregando suas glândulas oronasais e molares e eles só fazem isso em pessoas ou objetos que eles adoram. Isso para os gatos é carinho”.
Fonte:
Dra. Elaine Pessuto, médica veterinária e diretora do CETAC – Centro de Ensino e Treinamento em Anatomia e Cirurgia Veterinária
CRMV 20060
Tel.: (11) 2305-8666
www.cetacvet.com.br

OUTRAS CURIOSIDADES

















Animais em extinção:
Os números são alarmantes: todos os anos 5 mil diferentes tipos de vida desaparecem da Terra! No Brasil, 207 espécies correm esse risco. Entre esses animais estão a onça pintada, o sagüi, a ariranha, o tatu-canastra, o lobo guará, o mico leão dourado, o peixe boi, o ucari branco.




















Para fazer um casaco de pele, matam-se:
42 raposas vermelhas ou 65 visons ou 8 focas ou 24 raposas ou 400 esquilos ou 30 lontras. Será que esses animais tem que pagar com a vida pela pelagem bonita que possuem?

















Nosso país:
Vivem aqui 600 espécies de mamíferos, 10% do total mundial. O Brasil possui a Flora mais rica do mundo, e é campeão mundial de variedades de flores, com 50 mil espécies. No Atol das Rocas vivem mais de 100 mil aves.













APRENDENDO COM OS ANIMAIS

Conheça algumas das lições de amor que os animais têm a nos transmitir.
 Cadela atropelada, faminta, amamentando 5 filhotes e um gatinho - fonte ANDA
clique aqui >>


 Cadela Julie mestiça de poodle com cocker adota gata Juma - por Neide Defendi
clique aqui >>


 Poodle adota gatos orfãos - por Magale Gularte, internauta de Coxim (MS)
clique aqui >>


 Gatinha parida com 5 filhotes adota mais um cãozinho - por Alessandra Lima Carneiro Vaz.
clique aqui >>

 Cadelinha "mãe" de gatinhos - por Maria Emilia Pires Freire.
clique aqui >>

 Cadelinha pinscher adota uma ninhada de gatinhos pretos - por Andréa Lambert.
clique aqui>>

 Cadela amamenta gatos e vira atração em Ipatinga (MG) - por Roberta Abreu.
clique aqui >>

 Amor de mãe não tem preconceito - por Solange Bolognani
clique aqui >>

 Don Juan, gato macho que adota gatinhos - por Bianca S.
clique aqui >>

 Gato macho adota filhotes abandonados por Giovana Fraga.
clique aqui >>



fonte: http://www.greepet.vet.br