Material Educativo


Envie apresentação em Power Point para seus amigos.Clique aqui para baixar o arquivo
Envie via web ou imprima livreto para crianças "Uma Vida de Elefante"Clique aqui para ver o livreto em HTML
Envie a apresentação em Flash abaixo, em formato Quick Time. para seus amigos.Clique aqui para baixar o arquivo
Clique na imagem para assistir à apresentação em formato Flash



Livretos e Apresentações
Animais em Circos - Apresentação em Power Point, mostrando a realidade dos animais que são escravizados nos circos.Esta apresentação foi baseada em em depoimentos e fotos extraídos de diversos web sites e na campanha " Circo Legal Não Tem Animal", criada pela AILA.
Animais de Tração - Apresentação em Power Point. Muitas vezes, após longos anos de serviços prestados, os eqüinos são abandonados à própria sorte.Saiba o que acontece em algumas metrópoles brasileiras e ajude escrevendo para jornais e denunciando para as autoridades.
Carrocinhas - Apresentação em Power Point que mostra a verdadeira realidade dos Centros de Controle de Zoonoses do Brasil.
Consumo de carnes - Apresentação em Power Point . Saiba como são produzidos o patê de foie gras, a carne de vitela, o frango, e o churrasco que você come. A trajetória dos animais da criação ao abate, até chegarem ao nosso prato.
Farra do Boi -Apresentação em Power Point . A Farra do Boi está proibida pelo STJ - Supremo Tribunal de Justiça, mas até o ano passado o próprio governo de Santa Catarina não se preocupava em coibir o costume. Acabar de vez com a Farra do Boi depende do comprometimento das autoridades e principalmente da mobilização da opinião pública. Muitas pessoas não sabem o que acontece e precisamos informá-las para que o número de protestos aumente ano após ano. Faça download da apresentação em seu computador e repasse-a para o maior número de pessoas possível. Vamos fazer a nossa parte salvar a vida destes animais.
Farra do Boi - Mande apresentação em Flash  e conscientize seus amigos da importância de lutarmos contra a Farra do Boi. Se você preferir, faça o download em formato EXE.
Fatos Sobre Sapos - disponível em doc.word e HTML.Total de páginas: 9.Texto educativo elaborado para crianças, abordando o sapo de maneira humanitária. Estabelece-se uma relação afetuosa com o animal e pouco a pouco mostra-se o que o ser humano vem fazendo com a Natureza. Traduzido e adaptado pela APASFA do original de autoria da ANIMALEARN, intitulado "Frogs Fact Files"
Gibiológico- Gibi elaborado pela bióloga Fabiana Carvalhal, sobre o pássaro beija-flor. Em duas páginas.
O Pacote Rato -disponível em doc.word e HTML. Total de páginas: 9. Texto educativo elaborado para crianças. Nos mesmo moldes do "Fato sobre Sapos", os ratos são mostrados sob o ponto de vista humanitário, do nascimento à vivissecção. Traduzido e adaptado pela APASFA, do original de autoria da ANIMALEARN, intitulado "The Rat Pack".
Pombos, nossos amigos -Apresentação em Flash. Conheça fatos históricos, curiosidades e a contribuição que os pombos vêm dando à nossa civilização. A apresentação foi feita a partir de apostila do Pigeon Watch Project Parte do texto da apresentação pode ser lido, também, em doc. word
Peles - Apresentação em slides power point Os casacos de peles apresentados na televisão transmitem imagem de elegância e riqueza, mas por trás de todo esse “glamour” existe uma indústria sangrenta e impiedosa. Saiba mais sobre os 3 milhões e 500 mil animais que são sacrificados todos os anos em nome da vaidade humana.
Premarin, o Pesadelo da Menopausa - Apresentação em slides power point sobre medicamento feito com urina de éguas grávidas, que pode provocar câncer de útero. Caso seu browser não abra a apresentação, você pode solicitar o arquivo pelo e-mail: premarinc@hotmail.com Disponível em Português e Inglês. Tamanho:
cerca de 1M.
Rinhas - Apresentação em slides power point. Muitos de nós não sabem exatamente o que acontece numa rinha entre 2 animais. Nesta apresentação, fatos e fotos que retratam uma realidade triste, violenta, ilegal e, pior, as rinhas são praticadas por políticos e há cidades brasileiras em que acontecem sob "vistas grossas" das autoridades. Você pode ajudar denunciando.
Rodeios - Apresentação em slides power point. Você acha os rodeios não machucam os animais? Que é exagero das associações? Talvez você seja fã de rodeios. Pare um pouquinho e assista a esta apresentação.Vídeos, fotos e explicações sobre as modalidades de rodeios, talvez o acordem para a verdadeira sina desses animais.
Uma Vida de Elefante - Cartilha educativa sobre animais de circos. Cortesia da PETA - People for the Ethical Treatment of Animals para todas as entidades de proteção e defesa animal. Pode ser reproduzido para fins didáticos por organizações sem fins lucrativos.
 Vivissecção e Testes com Animais - Apresentação em slides power point . Certamente você já ouviu falar em empresas que testam em animais e já ouviu muitas pessoas defendendo esses testes, sempre alegando que são necessários para garantir nossa saúde. Nessa apresentação, você vai saber o que se passa dentros de um laboratório de pesquisas e vai poder ver a li sta de empresas que TESTAM e das que NÃO testam em animais.
Textos e Poemas
Os Animais e as Religiões - Teste seus conhecimento sobre como as religiões se posicionam em relação aos animais. Texto da PETA - People for Ethical Treatment of Animals.
Animais para Consumo: O Maior de Todos os Holocaustos - trecho do livro "Gosto Superior- Guia da Alimentação Vegetariana" - sobre um ensaio de Plutarco, discípulo de Pitágoras. Fotos de como os animais vivem antes do abate (foi-gras, vitela, porcos e galinhas)
 Bangue-bangue gaúcho: Agora também no Pantanal?- Texto do Biólogo Felipe A. P. L. Costa , sobre caça amadora.
50 Conseqüências Fatais de Experimentos com Animais - milhões de animais são sacrificados e vítimas de experimentos cruéis desnecessários. Veja o quanto a experimentação animal é perigosa para a nossa saúde.
A Conexão: Violência contra Animais x Violência contra Humanos - estudo realizado pela Humane Society of the United States.
Continuaremos a Comer Carne?- Texto publicado pela Revista Time e pela Folha de São Paulo. Considerações sobre o consumo de carne e o meio ambiente.
Cuidado para não embarcar na onda dos "102 Dálmatas"- texto do jornalista Kiyomori Mori publicado na Folha de São Paulo, alertando sobre posse responsável de animais que estão na moda.
Desabafo De Um Gato - poema doado à APASFA por Silvia Schmidt. 
Dez Coisas que Você Pode Fazer Pelos Animais - Atitudes  no dia- a- dia, que podem fazer muita diferença na vida dos animais
novo Especismo Sobre a moral atual, especista,onde os interesses vitais de um animal nada são perto do nosso mais insignificante interesse.
"Espera" e "Apelo" . Poemas de Ana Cecília Ferri Soares.
Encontrei seu cão - Texto anônimo narrando o destino de um cão abandonado
 Escuridão - texto anônimo. Reflexão sobre os cães.
Homens x Animais -  Autora: Silvia Schmidt - Fala-se aqui das frases  depreciativas que usamos  no dia-a-dia, onde fazemos comparações com animais
O Jumento é nosso Irmão - Poema de Luíz Gonzaga
À Mesa - Poema de Augusto dos Anjos
O Movimento Pelos Direitos dos Animais - texto fala sobre como cada um faz parte de um grande movimento e da responsabilidade que temos.
Mudando a Perceção Sobre os Animais - O artigo do Professor Linzey faz parte de uma série sobre "Literatura Teológica" que foi publicada em 97/98 no BTI Newsletter/Mansfield College, Oxford University BTI Newsletter, Volume XXVII, Nro. 28 15/04/1998
Não Violência em Treinamento Cirúrgico - Texto imprescindível para estudantes de Veterinária.
 Nosso Poder de Não Praticar o Mal- do livro "A Insustentável Leveza do Ser", de  Milan Kundera.
Parar de Comer Carne Muda a Realidade dos Animais de Abatedouros?-Tornar-se vegetariano pode mesmo ajudar a salvar animais? Quantos? O texto aborda também, a criação de bezerros para serem consumidos como "vitela".
Pensamentos - frases famosas sobre direitos dos animais
A Ponte do Arco-Íris - Texto sobre animais que esperam seus donos após a morte
novo Por quê estamos remando contra a corrente? - texto da ativista Michelle Rivera, sobre as dificuldades dos que defendem os animais e sobre a importância de nossa persistência
Posse Responsável - Considerações para quem vai adotar um animal
 Quando ajudar se tranforma em colecionar - Quando o desejo de ajudar animais se verte em uma séria condição psiquiátrica
As Quatro Fases - artigo da revista americana Animal Sheltering (edição março / april 2001) do autor Douglas Fakkema sobre as quatro fases que os voluntários da causa animais percorrem desde o fanatismo do início, até a paz de espírito quando percebemos que nosso trabalho está fazendo diferença.
novoRelatos da Vida (ou será da morte?) - texto sobre a exploração animal.
Rodeios - Crueldade ou Diversão?
Rodeios - A Novidade é o Boi - Análise sócio-cultural dos Rodeios no Brasil
Simplesmente Gatos - Crônica de Arthur da Távola
Superpopulação Mata - texto sobre a necessidade da esterilização e alguns mitos que impedem as pessoas de castrar seus animais.Texto Adaptado de "Overpopulation kills" de Teresa D'Amico
Tião, o macaco-criança - Conto para crianças sobre um macaco de circo. Autor: Olegario Schmitt
Tudo Igual - de Cida Sousa - Poema sobre Matadouros
Vira Latas - Poema anônimo
Vinte Dicas de Como Conscientizar o Próximo - Atitudes práticas que podemos tomar para conscientizar outras pessoas sobre o sofrimentos dos animais.
Zoonoses - Sobre  a postura dos defensores dos animais diante dos animais domésticos na Saúde Pública. Pela Médica Veterinária Dra. Marlene Nascimento, de Santa Maria, RS
OS ANIMAIS AGRADECEM



O Instituto Nina Rosa é uma ONG de trabalho voluntário, sem fins lucrativos, voltada à Educação em Valores. Tem como base fundamental o respeito para com o reino animal e, como conseqüência, a ampliação da consciência humana.
A Educação em Valores prepara o indivíduo para uma vida mais integral, pacífica e solidária.
Ao mesmo tempo beneficia diretamente os animais, cujos direitos passam a ser conhecidos, com encorajamento do respeito e do sentido de responsabilidade que lhes são devidos. Deve-se iniciar em tenra idade, por meio do exemplo e continuar no ensino formal, inspirando, apoiando e valorizando sentimentos de compaixão, ética e solidariedade.
Estudos do FBI mostram que a violência contra animais funciona como um “primeiro degrau” para futuras violências contra humanos. Quase todos os assassinos em série têm em sua história a prática de maus-tratos a animais. http://www.humanesociety.org/assets/pdfs/abuse/ndaa-animal-abuse-summary-2-28-06-_2_.pdf

Segundo pesquisas, a violência cometida contra animais, quando feita ou mesmo assistida por crianças, tem conseqüências psicológicas trágicas, marcando-as por toda a vida. Por outro lado, o afeto que os animais inspiram, quando incentivado, pode despertar no indivíduo sentimentos de amor, zelo e positiva auto-estima.

Entende-se que a inclusão do tema dos animais no currículo escolar estimula o desenvolvimento moral, espiritual e pessoal de cada indivíduo, traz benefícios à comunidade escolar e aumenta as oportunidades de aprendizagem em diferentes áreas do currículo. (IAHAIO/2001 – Associação Internacional das Organizações de Interação Homem-Animal)

O Instituto Nina Rosa não recolhe animais e nem mantém abrigo. Acredita que a educação e o exemplo têm poder transformador e incentivam a responsabilidade pela natureza, pelo reino animal, e pela própria humanidade. Com esse entendimento, realiza projetos e produz material educativo. Um deles, “Fulaninho, o cão que ninguém queria”, foi adotado pelas Prefeituras de Anápolis (GO), Araraquara (SP), Araucária (PR), Arroio Grande (RS), Arujá (SP), Atibaia (SP), Barueri (SP), Bauru (SP), Belém (PA), Blumenau (SC), Brasília (DF), Caieiras (SP), Caxias (MA), Cosmópolis (SP), Cubatão (SP), Curitiba (PR), Estância Turística de São Roque (SP), Itapecerica da Serra (SP), Jandira (SP), Palmas (TO), Ponta Grossa (PR), Ponta Porá (MS), Rio Claro (SP), Rio das Ostras (RJ), Santos (SP), São Paulo (SP), Taboão da Serra (SP), Taubaté (SP), entre outras.
Em São Paulo, desde 2001, por meio das Secretarias da Saúde e de Educação do Município, mais de 200.000 crianças e adolescentes de escolas públicas municipais e estaduais já aprenderam com o material do INR , noções de como respeitar os animais, o meio ambiente e o próprio ser humano.
Solidariedade, compaixão e ética

Para a ativista Nina Rosa Jacob a evolução é um caminho sem volta. A facilidade de comunicação proporcionada pela internet, argumenta, está abrindo possibilidades, "e nossa intenção é que abra também os corações, caso contrário vamos ficando automatizados e os valores acabam esquecidos". Nina cita o Dalai Lama, para quem a compaixão é não suportar ver o sofrimento do outro. E acrescenta: "Só sofrer não adianta. Lutamos para que cada ser humano faça sua parte. Assim, de gota em gota, faz-se um grande mar. Cada vez que alguém tem uma atitude solidária isso é contagiante. Nós somos exemplo o tempo todo." 


Vídeo educativo para crianças: "Fulaninho, o cão que ninguém queria"






Veja mais vídeos educativos em: http://www.institutoninarosa.org.br/videos

Fonte:  Instituto Nina Rosa