Silvestre não é pet !

altTodos os anos, milhares de animais silvestres são comercializados, de forma legal ou ilegal. São diversas e inacreditáveis as crueldades utilizadas por este tipo de tráfico. Com freqüência estes animais são mutilados, bem como adquirem doenças físicas e traumas psicológicos que, em regra, comprometem a sua função biológica, dificultando, quando resgatados, sua inserção na natureza. 
Por isso, hoje (04/10) iniciamos as comemorações da SEMANA MUNDIAL DOS ANIMAIS,  o que levou a SOSEP, WSPA, o IBAMA, UFPI, APIPA e outras instituições a lançarem a campanha SILVESTRE NÃO É PET! Além de palestras, no dia 08/10, essas instituições estarão presentes no Teresina Shopping durante todo o dia para fazer o trabalho de conscientização ambienta





Todos os anos, milhares de animais silvestres são comercializados, de forma legal ou ilegal. São diversas e inacreditáveis as crueldades utilizadas por este tipo de tráfico. Com freqüência estes animais são mutilados, bem como adquirem doenças físicas e traumas psicológicos que, em regra, comprometem a sua função biológica, dificultando, quando resgatados, sua inserção na natureza.
Por isso, hoje (04/10) iniciamos as comemorações da SEMANA MUNDIAL DOS ANIMAIS,  o que levou a SOSEP, WSPA, o IBAMA, UFPI, APIPA e outras instituições a lançarem a campanha SILVESTRE NÃO É PET! Além de palestras, no dia 08/10, essas instituições estarão presentes no Teresina Shopping durante todo o dia para fazer o trabalho de conscientização ambiental.



Criar animais silvestres com bichos de estimação () é um hábito cruel que, no Brasil, é encarado por muita gente como um aspecto cultural. Veja o quanto isso pode fazer mal:
Donos dos macacos vão responder por crime ambiental (Foto: Richard Lopes)
A Polícia Militar apreendeu dois macacos na noite desta quinta-feira (13) no município de Icó, a 360 km de Fortaleza. Os animais foram encontrados em duas casas diferentes após buscas dos policiais em um bairro do município. Segundo a Polícia Civil, nas duas situações, eles estavam acorrentados e com sinais de maus tratos. “Os macacos estavam com fome e muito estressados. Um deles estava muito machucado no pescoço”, conta a delegada Arlete Silveira. Os dois donos dos animais, um homem e uma mulher, foram encaminhados para a delegacia regional de Icó onde prestaram depoimentos. De acordo com a delegada Arlete Silveira, foram feitos Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e os dois vão responder por crime ambiental. “O homem disse que mantinha o animal em cativeiro há mais de dois anos e a mulher há quatro meses”, informou. Segundo a delegada, os dois donos disseram desconhecer que manter animal silvestre em cativeiro era crime. “ É muito comum encontrar macaco na região. Eles fazem parte da fauna local”, explica. Os dois macacos foram levados para o Centro do Ibama no município de Iguatu.
Fonte: G1