Circo Legal Não tem Animal !

Brilhos, Luzes, Diversão! Palhaços, Mágicos e muitos Animais em cena. Como será a vida no circo antes e depois do show? Você já parou para pensar no tratamento dado ao elefante tão grande e obediente, aos leões e felinos que obedecem ao se treinador, aos ursos engraçados, aos macacos que fazem a alegria da criançada? Como será o treinamento desses animais? Como eles são transportados de um lugar para outro? Como é a vida dos animais do circo?




Histórias de Circo que não são contadas 

A imagem feliz dos animais de circo é apresentada pelos promotores do circo e perderia todo seu charme se os detalhes horríveis de seu tratamento, treino, confinação e vida sofrida viessem à tona.
 Treinando os Animais de Circo 

O especialista em comportamento animal Jairo Motta, que treina animais para propagandas, deu 
um depoimento ao Diário Popular do dia 16 de abril de 2000, onde explicou que os circos adestram os animais pelo método descoberto pelo cientista russo Ivan Pavlov, morto em 1936: o condicionamento através da dor.

Os famosos ursos dançarinos, por exemplo, são obrigados a pisar em chapas de metal incandescente ao som de uma determinada música. No picadeiro, os ursos ouvem a música usada durante a tortura e começam a se movimentar, dando a impressão de estar dançando, mas na verdade apenas se lembram das chapas quentes e automaticamente começam a erguer as patas.


O domador de leões acerta o chicote na ponta dos dedos ou no lombo dos animais. Depois de um certo tempo, o estalo de chicote no chão, o animal já se intimida e associa o barulho à chibatada. Além disso são usadas barras de ferro. Os macacos são chutados e apanham com chicote e pauladas na face. Muitos têm seus dentes arrancados. Os elefantes, acorrentados, apanham com cabos de machados e paus com ganchos e são frequentemente agarrados com instrumentos pontiagudos pelas trombas, pernas traseiras e orelhas. Os cavalos são açoitados por detrás das orelhas e no nariz. Além disso todos os animais estão sujeitos à constantes choques elétricos, privação de àgua e comida e chicotadas.Os animais do circo trabalham com medo!
O dia -a - dia dos animais 

Todos os animais de circo são aprisionados até a sua morte. Além de passar fome, os animais ficam confinados sem as mínimas condições de higiene, sujeito à diversas doenças, inclusive doenças contagiosas ao próprio ser humano, como por exemplo a tuberculose. Tigres e leões ficam em jaulas tão pequenas que mal podem virar-se. Os Elefantes permanecem acorrentados o tempo inteiro. A apresentação dos animais é baseada no medo, na tortura e na anulação dos seus próprios instintos.
 Uma questão de Comportamento 

Você já notou que os elefantes dos circos ficam balançando de um lado para o outro?
Esse não é um comportamento normal. É o resultado de viver anos acorrentado, negado à necessidade de se mover livremente de um lugar para o ourtro.Os elefantes são animais sociáveis que vivem livres nas selvas com famílias unidas em grandes manadas. Enquanto livres, os elefantes caminham de 30 a 40 Km por dia coletando àgua e comida.
A vida é cruel para os animais de circos. A falta de comida, a tortura e o confinamento causa um comportamento agressivo nos animais. Você se lembra do incidente do CircoVostok? No circo Vostok um garotinho de apenas 6 anos foi morto por leões que estavam a 2 dias sem comer. Por serem mantidos em cativeiro, os animais ficam estressados e adquirim hábitos como andar em círculos, morder grades, mastigar correntes ou dormir demais. Muitos animais entram em depressão.
 O Transporte

Os animais viajam constantemente por muitos quilômetros, de cidade em cidade , dentro de carrocerias escuras e sem ventilação.As carrocerias que transportam animais não possuem o controle de temperatura e os animais sofrem muito por causa disso. Os elefantes ficam em pé, acorrentados no mesmo lugar por horas a fio. Durante a viagem não há agua ou alimentos frescos para os animais.


Depoimentos de Treinadores de Circos 
Alguns treinadores, nos contaram as seguintes histórias:

"Faltando apenas duas semanas para a noite de estréia tínhamos que trabalhar rápido e preparar os elefantes para a apresentação... A mais jovem era muito tímida e assustada.Um dia, a colocamos na 
arena para treinar. Ela não conseguia realizar os truques e fugiu. A Pegamos e a trouxemos de volta, forçamos para que se abaixasse e começamos a castigá-la por ter sido tão tola....De repente, paramos 
de bater e olhamos um para o outro. Ela chorava como um humano, largada e deitada de lado, lágrimas escorriam de seus olhos e soluçava desesperadamente."

"Era uma inocente e doce ursinha marrom que nunca machucou ninguém...mas algumas vezes ela tinha dificuldade para realizar os malabarismos. Apanhava com uma longa vara de metal até que estivesse sangrando e gritando de dor. Ela ficou tão neurótica que eu batia sua cabeça contra sua pequena gaiola. Finalmente ela morreu."


Circo Legal

Nós não somos contra o Circo. Somos contra a apresentação de animais nos circos. Você já ouviu falar no "Cirque du Solei"?
É um Circo em que os animais não são usados. Há apresentações de mágica, palhaços, música, dança e muito malabarismo. 
O cirque du Solei é considerado hoje, o Circo com as melhores apresentações e artistas do Planeta. Circos que não utilizam animais:




No Brasil: 
CIRCO POPULAR DO BRASIL - do ator Marcos Frota 
O CIRQUE AHBAUI (nome francês mantido porque o circo foi criado na França)

No exterior: 
CIRCO DE SOLEIL (CIRQUE DE SOLEIL) - 
CIRCO OZ ( CIRCUS OZ)

 Lembre-se 


A única lição que as crianças aprendem ao assistirem as apresentações dos circos, é que o homem é incapaz de respeitar os animais os forçando a realizar truques que não são de sua natureza. As torturas a que esses animais são submetidos torna os circos um ambiente inseguro para você e sua família. Somente quando as pessoas souberem que o o uso de chicotes, ganchos pontiagudos, choques elétricos, privação de àgua e comida e até mesmo o uso de drogas são alguns métodos usados para 

forçar a atuação dos animais, será o fim dessa tradição cruel e infeliz.



Como Ajudar 
Para Ajudar a Aliança Internacional do animal nessa campanha, você poderá fazer doações, nos enviar novas idéias, recomendar 
o nosso site à seus amigos. Mas o principal que você poderá fazer é não ir à Circos que usem animais em suas apresentações. Pois os circos só existem por causa de seu público. Talvez sem o público, os responsáveis pelos circos se conscientizem de que as pessoas não estão interessadas em apresentações feitas à base de sofrimento e comecem a pensar em outros tipos de atrações.

Conheça cidades onde a utilização de animais em circo está proibida:



 Araraquara - SP
Atibaia - SP
Avaré - SP
Batatais - SP
Bebedouro - SP
Blumenau - SC
Campinas - SP
Cotia - SP
Florianópolis - SC

 Guarulhos - SP
Itu - SP
Jacareí - SP
Maringá - PR
Montenegro - RS
Olinda - PE
Passo Fundo - RS
Pernambuco - PE
Porto Alegre - RS
Recife - PE
Ribeirão Pires - SP
Rio de Janeiro - RJ
Rio Grande - RS
Salto - SP
Santo André - SP
São Caetano - SP 
Santos - SP
São Paulo - SP
São Leopoldo - RS
São Vicente - SP
Sorocaba - SP
Ubatuba - SP



 Fonte: AILA - Campanha contra circos com animais _ http://www.aila.org.br/circo1.htm




Ligamos a TV e lá estão os programas infantis mostrando animais de circos como se fossem bem tratados e felizes. Eliana é a que mais apresenta circos com animais em seu show e não tem pudor em mentir para as crianças. Ela sabe que os animais são maltratados. Já recebeu inúmeros e-mails de telespectadores. Gugu, Gilberto Barros (o "leão") e Adriana Galisteu glorificam o Circo Beto Carrero, como se fosse diferente dos circos menores. Xuxa já apresentou números com animais em seu programa, mas agora conhece a verdade dos circos com animais, a realidade dos maus-tratos e pede as crianças não aplaudirem os números com animais (clique aqui e veja nota publicada na mídia impressa).
Não permitiremos que nossas crianças cresçam se divertindo às custas de animais humilhados, escravizados e constantemente torturados.Não é possível se domar animais selvagens sem surrá-los, sem estabelecer uma relação de medo e dor. O fato dos animais estarem presos, enjaulados e acorrentados, deveria bastar para que não freqüentássemos circos com animais.
Circos do passado apresentavam aberrações como atração. O mundo evoluiu e esses números foram eliminados; os romanos jogavam seres humanos para os leões, como forma de entretenimento.Cultura evolui. Até quando vamos ter que ver animais em circos, em sociedades civilizadas? Até quando vamos permitir que se continue explorando criaturas inocentes em nome de tradição e cultura?
Nós não aceitamos mais, por isso fizemos este web site, baseados em fatos. E se você também está do lado daqueles que lutam por respeito por todos os seres vivos, não saia deste site sem deixar seu recado. A abordagem deste web site não se reporta apenas à questão dos animais.A questão aqui é mais profunda. É a ética como ponto de partida para as mudanças que desejamos em nossa sociedade e o respeito por humanos e não humanos. É o mínimo que se pode esperar de uma sociedade civilizada.
Pelos artistas, sempre e incondicionalmente.
Pelo fim de animais em circos.
Esta é uma Campanha da ANIDAAssociação Nacional pela Implementação dos
Direitos dos Animais
ENVIE APRESENTAÇÃO EM FLASH PARA SEUS AMIGOS









BRASIL
* Cia Pavanelli - Teatro de rua e circo http://www.ciapavanelli.com.br
Circo da Alegria http://www.circodaalegria.com.br
Circo - Dança - Teatro Intrépida Trupe - http://www.intrepidatrupe.hpg.ig.com.br/
* Circo Gran Bartholo - Deixou de usar animais, recentemente
Circo Popular do Brasil - do ator Marcos Frota
Circo Teatro Musical Furunfunfum http://www.furunfunfum.com.br/
* Cirque Ahbaui - (nome francÍs mantido porque o circo foi criado na FranÁa)http://www.cirqueahbaui.com
Companhia teatral e circence Trupe Sapeka http://www.trupesapeka.cjb.net/
Parlapatões, Patifes & Paspalhões - grupo que mistura espetáculo de rua, apresentações de números de circo(malabarismo e palhaçada) e teatro.
http://www.terravista.pt/ilhadomel/5115/
Sply - Grupo que utiliza técnicas de teatro, circo, música e dança - http://www.sply.com/
Up-Leon - artistas circenses http://www.upleon.com.br
EXTERIOR
* Bindlestiff Family Circus - http://www.Bindlestiff.org
P.O. Box 1917 New York, NY 10009 - USA
* Circus Millennia E-Mail: circusjen@hotmail.com
2700 S. Lang St. Arlington, VA 22206 - USA
www.circusmillennia.com
* Circus Minimus - E-Mail: kevcircus@aol.com
215 W. 88th St., Ste. 12G New York, NY 10024 - USA
* Circus Oz - E-mail:admin@circusoz.com.au
P.O. Box 504 Port Melbourne 3207 Victoria, Australia
http://www.circusoz.com.au/OzCore.html
* Flying Fruit Fly Circus - E-mail: fffcircus.schooledumail.vic.gov.au
P.O. Box 1101 Wodonga 3689 Australia

* Cirque Šos - E-mail:ecq@cirqueeos.qc.ca
P.O. Box 53017 Succursale CanardiËre, QuÈbec G1K 5K3 Canada

* Cirque du San Jose
634 N. Eighth St. San Jose, CA 94112

* Cirque du Soleil - http://www.canadiantheatre.com/c/cirquedusoleil.html
1217 Notre-Dame St. E. MontrÈal, QuÈbec H2L 2R3 Canada

* Cirque Šloize
1801, rue d'OrlÈans MontrÈal, QuÈbec H1W 3R6 Canada

* Cirque IngÈnieux - E-mail: bookgrp@aol.com
c/o The Booking Group 145 W. 45th St., 8th Fl. New York, NY 10036 - USA
* Earth Circus
P.O. Box 420189 San Francisco, CA 94142 - USA
* Fern Street Circus - E-mail: highkin@acusd.edu
P.O. Box 621004 San Diego, CA 92162 - USA
* Flying High Circus - E-mail: rbrinson@mailer.fsu.edu
Richard Brinson, Director FSU Circus Tallahassee, FL 32306-3064 - USA

* Gregangelo & Velocity Circus Troupe - E-mail: velocitysf@gregangelo.com
225 San Leandro Way San Francisco, CA 94127- USA
* Hiccup Circus - http://hiccupcircus.com
Hawaii's Volcano Circus
Educational Non-Profit Organizations RR 2, Box 4524, Pahoa, HI 96778 - USA
* Lazer Vaudeville - E-mail: Lazervaudeville@msn.com
621 S.W. First Ave. Ocala, FL 34474 - USA
* Make a Circus - E-mail: clown@makeacircus.org
755 Frederick St. San Francisco, CA 94117 - USA
* Mexican International Circus - www.Mexicancircus.com
c/o Xentel DM 609 14th St. N.W., Ste. 300 Calgary Alberta T2N 2A1 - Canada