Rotina de um centro de zoonozes: Recolhimento >>> prazo para o comparecimento do proprietário(três dias)>>> não havendo retirada desse animal por seu proprietário ou por adoção >>> eutanásia em muitos estados.
NUNCA CHAME O CENTRO DE ZOONOZES PARA UM ANIMAL,PODE SER QUE ELE NÃO TENHA UMA NOVA CHANCE!
Lá eles "vivem" assim ---->
ADOTE UM ANIMAL DO CCZ, assim você estará contribuindo com a vida permitindo uma chance à um animal que não cometeu crime algum para ser condenado.
Tudo que se faz, ecoa na eternidade...
Vantagens de se adotar um animal
Existem vários estudos hoje que comprovam que os animais domésticos podem ajudar como apoio na prevenção de algumas doenças ou minimizar os efeitos das já instaladas.
Os animais ajudam na manutenção de famílias saudáveis, porque minimizam a tristeza, a depressão, a solidão, amparam em momentos de doença, morte de amigos e parentes, em crises familiares, divórcio. Contribuem no desenvolvimento de crianças no sentido cognitivo e social-emocional, no despertar da auto-estima, ajuda a criança a desenvolver responsabilidade e empatia. Os animais domésticos fazem as crianças se sentirem aceitas incondicionalmente, em situações quando os companheiros julgam e podem criticar. Como facilitador social, os animais de estimação favorecem a interação com pessoas desconhecidas, a confiança e amizades.
Cães e gatos podem ser redutores de estresse e fazem companhia, o que influencia positivamente na saúde humana, melhorando a pressão sanguínea, diminuindo os riscos de doença cardiovascular.
Fornecem apoio em períodos de transição da vida como casamento, mudança de casa, de carreira, de cidade, nascimento de uma criança. Fornecem suporte para pessoas com deficiências de motricidade e de audição, reduzindo o sentimento de solidão, aumentando a assertividade, a sensação de independência.
Os animais ajudam no convivio com deficientes mentais, autistas, portadores de Alzheimer, idosos, melhorando a qualidade de vida, ajudando a reduzir o sentimento de isolamento, solidão e estresse, aumentando a motivação e facilitando atividades saudáveis como andar, brincar e se relacionar.
Na maioria dos casos, os benefícios psicológicos da posse de animais sobrepõem os riscos de transmissão de doenças. Simples precauções podem evitar o risco de transmissão de zoonoses, como bloqueio de contato fecal-oral (no caso de gestantes) e cuidados na limpeza de banheiros e maternidades. Outras precauções são: lavagem das mãos de forma cuidadosa depois do contato com animais, vermifugação dos animais de estimação com periodicidade e supervisão das interações entre animais e pessoas vulneráveis.
Saiba mais em: http://www9.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/sms/probem/
"O Animal que o homem escolher como companheiro nunca deverá ser abandonado".
- Cães e Gatos vivem em média 12 anos. Aquele filhotinho que você está adotando, viverá vários anos ao seu lado, portanto, se você e sua família costumam viajar para lugares onde não se pode levar animais melhor não adotar, a menos que possam contar com pessoas próximas no convívio para que cuidem do animal na sua ausência.
- Cães sentem tristeza assim como os humanos, principalmente quando estão sozinhos. Se você trabalha fora o dia todo e quer um bichinho pra lhe fazer companhia, o gato é o ideal, pois ele é mais auto suficiente, embora também se apegue ao dono. Gatos dormem muitas horas, portanto se adaptam melhor à ausência do dono. Muitas pessoas dizem que o gato gosta da casa mais que do dono. Isso não é verdade. Se o gato for tratado com a mesma afetividade com que tratamos os cães, ele responderá da mesma maneira.
- O ideal é ter sempre mais de um animal, pois um faz companhia para o outro, brincam e não ficam tão dependentes emocionalmente dos donos como ficariam se estivessem sozinhos. Cães e gatos são animais muito sociáveis e tendo outro da mesma espécie no convívio, eles se sentem mais seguros e menos depressivos. A opção cão e gato também é possível. Cães e gatos, ao contrário do que diz a lenda, podem se tornar grandes companheiros.
- Se você mora em apartamento não pense que não pode ter um animal de estimação. A Lei garante a todo o cidadão o direito de ter o animal que escolher para ser seu companheiro, desde que o mesmo não cause prejuízo para os vizinhos. Procure adotar um gato ou um cão adulto, que se adaptam mais facilmente.
- Posse responsável começa na ADOÇÃO, não na compra de animais. Quando você compra, está incentivando a criação de mais filhotes e mais abandonos. . Para cada filhote que se compra, muitos morrem na carrocinha ou abandonados nas ruas O famoso "vira-lata" ou SRD (sem raça definida) é o cão mais versátil que há, além do mais saudável também. Os cruzamentos constantes entre animais com parentesco, o que caracteriza CÃES DE RAÇA em geral, muitas vezes são responsáveis por doenças congênitas.
- Se o seu filho quer um cão ou um gatinho mas ele ainda é muito pequeno para entender que animais sentem como nós, dê a ele um animal de pelúcia, até que ele esteja maduro para se responsabilizar pelo animal.
Se você não tem paciência ou tempo para criar um filhote, adote um animal adulto. Há inúmeras vantagens, principalmente se for um cão ou gato abandonado. Esses animais ficam tão estressados por terem que viver nas ruas, vítimas de toda sorte de crueldades, que quando encontram "um cantinho" e amor tornam-se gratos pelo resto de suas vidas. Animais adotados quando adultos fazem de tudo para agradar, por isso fica mais fácil educá-los a fazer as necessidades no lugar certo. A grande maioria dos animais adultos encontrados, não precisa ser ensinada . Por instinto, por serem adultos e "vividos" eles já sabem que "fora" é o melhor lugar para fazer as necessidades (lavanderia, quintal, ou mesmo na rua, quando levados para passear).
- Cuidados veterinários também custam dinheiro e você precisa pensar se vai ter condições de dar assistência ao seu animal quando necessário.Vacinação é tão imprescindível quanto a necessidade de esterilização do cão ou gato que você pretende adquirir.
O Centro de Zoonoses controla os animais que foram adotados por meio de chip com identificação eletrônica. Com o chip é possível verificar quem adotou o animal, caso ele seja abandonado.
Para adotar animal de estimação, a pessoa deverá dirigir-se até o centro de Zoonoses, mediante RG e comprovante de residência, escolher o bicho em seguida assinar termo de posse responsável e levar para casa...
Mais informações pelo telefone 3524-2445.
O Centro de Zoonoses está localizado no KM 1 da Rodovia Vicente Sanches.Estrada que liga Catanduva a Catiguá, sentido Usina São Domingos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário